quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Navegações dos Portugueses - Henrique Lopes de Mendonça

Por conseguinte, a resenha das navegações realizadas por esse povo constitui o capítulo mais dramático e mais prestigioso da geografia histórica. O epítome de tais sucessos, apenas marcados nos seus pontos essenciais, faz o objecto do presente opúsculo, súmula descolorida da grande epopeia em que o poeta nacional cantou, em estrofes de bronze,
... O peito ilustre lusitano
A quem Neptuno e Marte obedeceram.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Praia - Sophia de Mello Breyner Andresen

Tudo isso envolvia o clube e as suas mesas e cadeiras. E envolvia ainda, agudamente, uma por uma, cada pessoa.

Prefácio a Histórias de Meninos do Visconde de Vilarinho de São Romão - Pedro da Silveira

O seu a seu dono, não calhou a mim, mas a Vitorino Nemésio, a sorte do achamento. E fora, como me contou, que indo por aí uma tarde, e parando diante da mercadoria de um alfarrabista da rua, lhe aconteceu avistar no estendal um título que achou saboroso: Histórias de Meninos, para Quem não For Criança. Abaixou-se, pegou no livro, examinou-o a folhear, perguntou ao vendedor (talvez o seu amigo Evaristo, que antes tivera loja na Travessa da Queimada) quanto era. Sendo o preço razoável, ficou com ele. Já em casa, sentado a lê-lo, não tardou que desse por belamente aplicados os vinte ou pouco mais escudos do negócio. Pelo menos lá estava (não só!), no livro, cujo autor, nome omisso, se apresentava como um homiziado que sofreu o martírio de estar escondido cinco anos e dois meses» (o tempo da dura do reinado caceteiro desse que uma velha tia minha, pedrista assanhada, filha de um dos Mindelo com Torre e Espada ganha nas lides do cerco do Porto, chamava o Miguel da Carlota), lá estava, dizia, uma pequena obra-prima de humor: o conto do frade que se julgou prenhe.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Navegações dos Portugueses - Henrique Lopes de Mendonça

Foi a navegação do Atlântico, de margens intérminas, que fez germinar no espírito dos homens a ânsia de desvendar o mistério dos mares. E foi naturalmente o povo dos extremos ocidentais do Velho Continente quem tomou sobre si a missão de arrostar com as iras do Édipo formidável.

domingo, 23 de novembro de 2008

Praia - Sophia de Mello Breyner Andresen

Chegava a maresia e a fruta. Grandes músicas pareciam suspensas das árvores e das estrelas. E entre as casas brancas, na noite escura e azul, passava o rolar do mar.

Prefácio a História de Meninos do Visconde de Vilarinho de São Romão - Pedro da Silveira

Sempre me pareceu estranho, custoso de engolir como verdade total e definitiva, que antes do Romantismo, em todo o período de à roda de oitenta anos da vigência entre nós do gosto neoclássico, não houvéssemos tido, de prosa de ficção, senão O Feliz Independente do Mundo e da Fortuna (1779). E tanto mais estranho quanto ia notando o crescer, desde cerca de 1780, de um real apetite ledor pelos textos narrativos, qual mo mostravam as datas quer das traduções em português, quer das edições originais francesas e, menos, inglesas, que fui topando em velhas bibliotecas domésticas nos Açores e aqui. Um dia, encontrei a não menosprezável Verdadeira História dos Sucessos de Armindo e Florisa (1803), de Rodrigo Marques, máscara heteronímica de Filinto Elísio,e, mais tarde, avulsas adaptações de contos-fábulas por José Agostinho de Macedo e Fialho de Mendonça. E continuei, continuo ainda, convencido de mais haver na babel da edição portuguesa do Século das Luzes, estilisticamente e no fundo alongado até quando a vitória dos liberais se tornou, em 1834, facto irreversível. Só que as buscas, largadas e retomadas várias vezes, não resultavam: os livros não apareciam, nem sequer, tolhidos nisto pela Real Mesa Censória, manuscritos. Até que, vai em vinte e cinco anos...

sábado, 22 de novembro de 2008

Navegações dos Portugueses - Henrique Lopes de Mendonça

PROÉMIO
Pode resolutamente afirmar-se que nunca, desde o alvorecer da história, houve revolução mais fecunda em resultados para a civilização humana do que aquela que, iniciada por Portugal e seguida a breve trecho pela Espanha, levou o homem à conquista integral do planeta. Nada pois mais interessante do que o desenrolar dos sucessos e o estudo das circunstâncias que fizeram mover os protagonistas do drama ingente.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Praia - Sophia de Mello Breyner Andresen

Era uma espécie de clube de Verão. Uma varanda dava para a avenida onde os plátanos maravilhosos povoavam a noite.

Acerca de mim